PLANO DE AÇÃO –
TOSCO
·
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da escola: COLÉGIO ESTADUAL WALDEMAR MUNDIM
Endereço: RUA R-40 QUADRA 40 LOTE 28 CONJUNTO ITATIAIA 1
Cidade: Goiânia
CEP: 74.
Telefone: (62) 3093-2989 ou 3432-1718
Diretor(a): José Jocundo de Carvalho
Diretor(a) Adjunto(a): Maria Odete Santos Gadelha
Coordenadores gerais do Projeto:
1. Elienes Bezerra Maciel E-mail: d.e.wm.vesp@gmail.com ou
elienesmaciel@gmail.com
2. Antônio Gueiros Bezerra Júnior E-mail: gueiros2@hotmail.com
·
ANOS/SÉRIES E NÚMERO DE ALUNOS
ENVOLVIDOS NO PROJETO
|
|
|
||||||
ENSINO FUNDAMENTAL
|
ENSINO MÉDIO
|
TOTAL
|
||||||
6º
|
7º
|
8º
|
9º
|
1º
|
2º
|
3º
|
||
QUANTIDADE
|
29
|
105
|
107
|
104
|
X
|
X
|
X
|
345
|
·
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia,
História, Ed. Física, Arte, Teatro, Música, L.E.M. – Inglês e Ensino Religioso.
·
EQUIPE DE TRABALHO
PROFESSOR
|
E-MAIL
|
DISCIPLINA
|
TURMAS
|
AÇÃO/OFICINAS
|
1.
Andréia S. Lisboa
|
andreiaslisboa@yahoo.com.br |
História
|
9º A, B, e C
|
Confecção de painéis, debates em sala de
aula e palestra com a temática “o uso de drogas na juventude(histórico,
impactos sociais e familiares)”.
|
2.
Antônio Gueiros Bezerra
Júnior
|
gueiros2@hotmail.com
|
Língua
Portuguesa
|
7º A, B, e C
8º A, B, e C
|
Leitura dirigida da obra; Leitura compartilhada; Roda de leitura;
Produção de poemas; Seminário;
Debates.
|
3.
Bruno Paulino Soares
(CT)
|
paulinobps@gmail.com
|
Ed.
Física
|
7º B, e C
8º A, B, e C
9º A, B, e C
|
GINCANAS:
*Jogos cooperativos
*Jogos adaptados
*Jogos coletivos
|
4.
Degmar Silva Ribeiro
|
degrsilva@hotmail.com
|
História
|
6º A
7º A, B, e C
8º A, B, e C
|
Debates em sala, leitura de textos sobre a
juventude. Palestras com parceria da psicóloga do Mais Educação.
Se possível uma atividade extraclasse:
Visita à Vila são Cotolengo, Trindade/Go
|
5.
Deylla Nara Manjela(CT)
|
|
Língua
Portuguesa
|
6º A e 9º C
|
·
Leitura individual
Darei
algumas aulas para que os alunos leiam o livro, mas não todas, pois eles têm
que aprender a ler também em casa. As leituras em sala serão um incentivo
para eles continuarem lendo, visto que o livro é bastante chamativo.
·
Conversando sobre o
texto.
Iremos
conversar sobre o livro, o seus temas, o que se entendeu dele e se alguém tem
algo a dizer de suas próprias atitudes toscas.
·
Seminário sobre as
drogas
Dividir
a turma em grupos, cada grupo irá ficar com um tipo de droga das mais usadas
hoje em dia. Cada grupo irá fazer uma pesquisa e expor para os colegas por
meio de cartazes.
·
Baú de lembranças
Cada
aluno levará uma foto e um objeto de sua infância, colocaremos tudo dentro de
uma caixa, logo após, o aluno tirará a foto e o objeto e contará a sua
história de forma divertida e espontânea.
·
Leitura de um capítulo
e elaboração de uma carta.
Faremos
a leitura de um dos capítulos e os alunos farão uma carta para um dos
personagens da história.
·
Narração
Contarão
em forma de narração seus medos, anseios, suas histórias, sua vida (não será
obrigatório, como nada durante esse projeto, os alunos só falarão a respeito
de suas vidas se sentirem a vontade).
|
Ens.
Religioso
|
8º A, B, C e 9º B
|
|||
Língua
Inglesa
|
7º A, B, e C
|
|||
6.
Elgia Procopio Diniz
|
|
Ciências
|
9º B, e C
|
Confecção de painéis, debates em sala de
aula e palestra com a temática “o uso de drogas na juventude(as substâncias
químicas e suas conseqüências para a saúde)”.
|
7.
Elienes Bezerra Maciel
|
elienesmaciel@gmail.com
|
Coord.
Pedag.
|
Todas
|
Apresentar para a comunidade escolar o plano
ação do Projeto Tosco.
Despertar a curiosidadedos alunos para a leitura do livro com frases ou palavras fixados nos murais
da escola
Organizar horários e espaços alternativos de
trabalho com alunos e professores.
|
8.
Henrique Santana Costa
|
henriquesantanacosta@gmail.com
|
Ciências
|
6º A
7º A, B, e C
|
Promover uma mesa redonda (envolvendo
representantes do batalhão escolar, pais, psicólogo e estudantes) afim de que
sejam discutidos pontos positivos e negativos advindos de uma possível
legalização de certas drogas – maconha.
|
9.
Frank Silva junior
|
frankrgpgyn@hotmail.com
|
Língua
Portuguesa
|
9º A e B
|
Leitura dirigida da obra;
Leitura compartilhada; Roda de leitura; Produção de poemas; Seminário; Debates.
|
Língua
Inglesa
|
6ºA ao 9ºC
|
|||
10.
Izabel Barbosa Amorim
|
izabelcustodio@hotmail.com
|
Matemática
|
6º A
7º A, B, e C
8º B, e C
|
1-
Pesquisa de opinião sobre a leitura do livro;
2-
Cálculo de porcentagem dos dados coletados;
3-
Montagem de gráficos com os resultados usando o computador;
4-
Exposição dos resultados em murais.
Como
farei:
*As turmas serão divididas em grupos e cada grupos
será responsável por um parte do trabalho: uns entrevistarão os colegas de
outras turmas, outros ajudarão organizar as perguntas da entrevistas
juntamente comigo (darei algumas sugestões, como as seguem em anexo). Outros
farão os cálculos e por última montagem de cartazes para exposição.
|
11.
João Batista Dos Santos
|
joaobiologia@hotmail.com
|
Ciências
|
8º A, B, e C
|
Trabalhar a auto-estima com questionários e
discussão em grupo.
Montar um mural comparando a história da
música Faroeste Caboclo (Legião
Urbana) e a história do menino Tosco.
Trabalhar a diferença entre “ir” a
escola e estar na escola para aprender
Trabalhar com questionário de auto-percepção
Trabalhar o comportamento do jovem em relação ao imediatismo
Incentivar os alunos a obter aprendizado
visando um olhar no futuro;
Ministrar uma palestra sobre: O efeito do
álcool no cérebro e o efeito do álcool
no comportamento humano.
|
12.
Mauricélia Cãndida
Brito
|
mauriceliabritogeo@hotmail.com
|
Geografia
|
6º A
7º A e B
|
Debate sobre o livro e Mural com as opiniões
dos alunos.
|
13.
Maria De Lourdes
Jardim/ Nina
|
nina.jardimteixeira@gmail.com
|
Música
|
6ºA ao 9ºC
|
Audição musical: reflexão e debate sobre
músicas toscas e não toscas.
|
14.
Nara Rúbia França
|
nararubia13@hotmail.com
|
Ens.
Religioso
|
6º A
7º A, B, e C
9º A e C
|
·
7º anos:
Atividade em cartazes mostrando através de desenhos e frases como seria a vida
do Tosco se ele não tivesse encontrado apoio do professor Jéferson.
·
6º ano: Representar através de desenhos e
texto as fases vivida por Tosco no o decorrer do livro.
·
9º
anos: Em cartazes escrever com poderia ter sido a vida do Tosco com e
sem as drogas.
OBS.: Em todas as turmas os
trabalho serão feitos em grupos de 6 alunos.
|
15.
Nívia Maria das Neves
Costa
|
aevin_any@hotmail.com
|
Arte/Teatro
|
6ºA ao 9ºC
|
Artes Visuais
6º ano: Gravura-Monotipia.
7ºs anos: Desenho-Retrato.
8ºs anos: Desenho-Croqui.
9ºs anos: Desenho de observação.
Teatro
6º ano: Confecção de boneco com materiais recicláveis.
7ºs anos: Confecção de Máscara com balão e jornal.
8ºs anos: Produção de texto teatral.
9ºs anos: Produção de improvisação teatral, tema a escolha.
|
16.
Rosaura Vargas das
Virgens
|
rosaura.virgens@gmail.com
|
Geografia
|
7º C
|
Gincana – Dividir a sala em duas equipes no
qual no primeiro momento a professora
irá realizar perguntas e a equipe que souber as respostas será pontuada.
|
8º A, B, e C
|
Propaganda do livro “Tosco”. Painel de
notícias ‘toscas’ do continente americano e africano.
|
|||
9º A, B, e C
|
Montagem de panfletos a respeito do
livro/depoimentos dos alunos. Painel de notícias ‘toscas’ sobre os
continentes europeu e asiático.
|
|||
17.
Valdelândia da Costa
Braga
|
deliinha@hotmail.com
|
Coord.
|
Todas
|
Apresentar para a comunidade escolar o plano
ação do Projeto Tosco.
Despertar a curiosidade dos alunos para a leitura do livro com frases ou palavras fixados nos murais
da escola
Organizar horários e espaços alternativos de
trabalho com alunos e professores.
|
18.
Vitor Moreira Veloso
|
vitveloso@hotmail.com
|
Ed.
Física
|
6º A
7º A
|
GINCANAS:
*Jogos cooperativos
*Jogos adaptados
*Jogos coletivos
|
19.
Wanda Clarice Wolski
|
clarice_wolski@hotmail.com
|
Matemática
|
8º A
9º A, B, e C
|
1-
Pesquisa de opinião sobre a leitura do livro;
2-
Cálculo de porcentagem dos dados coletados;
3-
Montagem de gráficos com os resultados usando o computador;
4-
Exposição dos resultados em murais.
Como
farei:
*As turmas
serão divididas em grupos e cada grupos será responsável por um parte
do trabalho: uns entrevistarão os colegas de outras turmas, outros ajudarão
organizar as perguntas da entrevistas juntamente comigo (darei algumas
sugestões, como as seguem em anexo). Outros farão os cálculos e por última
montagem de cartazes para exposição.
|
·
OBJETIVOS
A. Abordar
temáticas do cotidiano escolar, em especial da violência que se expressa em
todas as formas na personalidade do adolescente em suas ações e aventuras.
B. Erradicar as mais diversas formas de violências no C.
E. Waldemar Mundim, em especial a prática do bullying entre os
alunos e /ou professores.
C. Superar as problemáticas
psicossociais, que afetam os adolescentes.
D. Melhorar
as relações interpessoais no cotidiano escolar do C. E. Waldemar Mundim.
E. Mostrar
que é possível superar as dificuldades com esforço e dedicação, aproximando
professores e alunos.
6. CRONOGRAMA DE AÇÃO
ATIVIDADES
|
RESPONSÁVEL
|
PERÍODO DE EXECUÇÃO
|
RECURSOS
|
Formação
dos professores e demais envolvidos no
projeto
|
SUBSECRETARIA
Professores coordenadores
|
15/04/2013(coordenadores)
30/04/2013(professores na escola)
|
Material impresso e apresentação no datashow.
|
Resposta
à pesquisa Pré- Projeto (professores e alunos)
|
|
|
|
Confecção
de murais chamativos de alerta para
aguçar a curiosidade dos alunos
|
Coordenação
|
02/08 à 09/08/2013
|
EVA, fita crepe, e letras grandes
|
Palestra
motivacional com Tony Salles
|
Direção e coordenação
|
12/08/2013
|
Carteiras, som e microfone
|
Teatro
alertando sobre o perigo das Drogas
|
Direção e coordenação
|
14/08/2013
|
Carteiras, som e microfone
|
Entrega
do livro ao aluno (para leitura)
|
Coordenação e dinamizadora da biblioteca
|
15/08/2013
|
Listas de assinatura,
Livro literário,
Maquina fotográfica
|
Personalização
do livro(feita pelo aluno)
|
Professores e alunos
|
15/08 à 20/08
|
Papéis de presente, plástico, fita crepe transparente, cola etc
|
Apresentação
do projeto à comunidade escolar.
|
Direção e Coordenação
|
18/05 – Reunião de pais.
15/06 – Reunião de pais e
20/08 - Reunião de pais
|
Datashow, microfone, som.
|
Leitura
do livro.
|
Professores e alunos
|
15/08 à 30/08
|
Livro Tosco
|
Realização
de ações e oficinas sugeridas pelos professores
|
Professores e alunos
|
21/08 à 25/09/2013
|
Livro Tosco
|
Registro
de experiências nas mídias (Rede Tosco, Fan Page, Site, You Tube...)
|
Direção, coordenação, professores e alunos
|
15/08 à 27/09/2013
|
Notebook, internet etc
|
Resposta
à Pesquisa Pós-Projeto (professores e alunos)
|
|
|
|
Reunião
de Avaliação
|
Direção, coordenação, professores e alunos
|
|
|
Envio
de relatório Final à Editora Alvorada
|
Direção e coordenação
|
|
|
·
AVALIAÇÃO DO PROJETO
·
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
Será realizada por meio de fotos, vídeos, enquetes,
pesquisas on line e demais atividades desenvolvidas durante o desenvolvimento
do projeto na escola.
·
AVALIAÇÃO FINAL
Pode ser feita por meio de:
·
Reunião
de Avaliação com
representante(s) dos alunos, professores e comunidade escolar.
·
Evento
de conclusão do projeto na escola com apresentação de trabalhos e atividades desenvolvidas no período de
execução do projeto na escola.
·
Envio
de Pesquisa Qualitativa à Editora Alvorada: preenchimento do documento “Pesquisa Qualitativa”.