! Seja Bem-Vindo ao Blog do CPMG - WM

Hoje é são


Plano de Ação do TOSCO


PLANO DE AÇÃO – TOSCO

·         DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da escola: COLÉGIO ESTADUAL WALDEMAR MUNDIM

Endereço: RUA R-40 QUADRA 40 LOTE 28 CONJUNTO ITATIAIA 1

Cidade: Goiânia     CEP: 74.

Telefone: (62) 3093-2989 ou 3432-1718

Diretor(a): José Jocundo de Carvalho


Diretor(a) Adjunto(a): Maria Odete Santos Gadelha


Coordenadores gerais do Projeto:

              1. Elienes Bezerra Maciel                 E-mail: d.e.wm.vesp@gmail.com ou                      

                                                      elienesmaciel@gmail.com

              2. Antônio Gueiros Bezerra Júnior    E-mail: gueiros2@hotmail.com

              3. Deylla Nara Garcia Manjela          E-mail: deyllanara0@gmail.com 

 

·         ANOS/SÉRIES E NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS NO PROJETO

 
 
 
ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO MÉDIO
 
TOTAL
QUANTIDADE
29
105
107
104
X
X
X
345

 

·         DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Ed. Física, Arte, Teatro, Música, L.E.M. – Inglês e Ensino Religioso.

 

·         EQUIPE DE TRABALHO

PROFESSOR
E-MAIL
DISCIPLINA
TURMAS
AÇÃO/OFICINAS
 
1.         Andréia S. Lisboa

andreiaslisboa@yahoo.com.br
 
História
9º A, B, e C
Confecção de painéis, debates em sala de aula e palestra com a temática “o uso de drogas na juventude(histórico, impactos sociais e familiares)”.
 
2.         Antônio Gueiros Bezerra Júnior
gueiros2@hotmail.com

 
Língua Portuguesa
7º A, B, e C
8º A, B, e C
Leitura dirigida da obra; Leitura compartilhada; Roda de leitura; Produção de  poemas; Seminário; Debates.
 
3.         Bruno Paulino Soares (CT)
paulinobps@gmail.com
Ed. Física
7º B, e C
8º A, B, e C
9º A, B, e C
GINCANAS:
*Jogos cooperativos
*Jogos adaptados
*Jogos coletivos
 
 
 
4.         Degmar Silva Ribeiro
degrsilva@hotmail.com
História
6º A
7º A, B, e C
8º A, B, e C
Debates em sala, leitura de textos sobre a juventude. Palestras com parceria da psicóloga do Mais Educação.
Se possível uma atividade extraclasse: Visita à Vila são Cotolengo, Trindade/Go
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5.         Deylla Nara Manjela(CT)



 
 
 
 
 
Língua Portuguesa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
6º A e 9º C
·         Leitura individual
Darei algumas aulas para que os alunos leiam o livro, mas não todas, pois eles têm que aprender a ler também em casa. As leituras em sala serão um incentivo para eles continuarem lendo, visto que o livro é bastante chamativo.
·         Conversando sobre o texto.
Iremos conversar sobre o livro, o seus temas, o que se entendeu dele e se alguém tem algo a dizer de suas próprias atitudes toscas.
·         Seminário sobre as drogas
Dividir a turma em grupos, cada grupo irá ficar com um tipo de droga das mais usadas hoje em dia. Cada grupo irá fazer uma pesquisa e expor para os colegas por meio de cartazes.
·         Baú de lembranças
Cada aluno levará uma foto e um objeto de sua infância, colocaremos tudo dentro de uma caixa, logo após, o aluno tirará a foto e o objeto e contará a sua história de forma divertida e espontânea.
·         Leitura de um capítulo e elaboração de uma carta.
Faremos a leitura de um dos capítulos e os alunos farão uma carta para um dos personagens da história.
·         Narração
Contarão em forma de narração seus medos, anseios, suas histórias, sua vida (não será obrigatório, como nada durante esse projeto, os alunos só falarão a respeito de suas vidas se sentirem a vontade).
 
 
 
 
Ens. Religioso
 
 
 
 
 
 
 
 
8º A, B, C e 9º B
 
 
 
 
Língua Inglesa
 
 
 
 
7º A, B, e C
 
 
6.         Elgia Procopio Diniz



 
 
 
Ciências
 
 
9º B, e C
Confecção de painéis, debates em sala de aula e palestra com a temática “o uso de drogas na juventude(as substâncias químicas e suas conseqüências para a saúde)”.
7.         Elienes Bezerra Maciel
elienesmaciel@gmail.com
Coord. Pedag.
Todas
Apresentar para a comunidade escolar o plano ação do Projeto Tosco.
Despertar a curiosidadedos alunos  para a leitura do livro   com frases ou palavras fixados nos murais da escola
Organizar horários e espaços alternativos de trabalho com alunos e professores.
 
 
 
8.         Henrique Santana Costa
henriquesantanacosta@gmail.com
 
 
 
Ciências
 
 
6º A
7º A, B, e C
Promover uma mesa redonda (envolvendo representantes do batalhão escolar, pais, psicólogo e estudantes) afim de que sejam discutidos pontos positivos e negativos advindos de uma possível legalização de certas drogas – maconha.
9.          Frank Silva junior
 
frankrgpgyn@hotmail.com
Língua Portuguesa
9º A e B
Leitura dirigida da obra; Leitura compartilhada; Roda de leitura; Produção de  poemas; Seminário; Debates.
Língua Inglesa
6ºA ao 9ºC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
10.        Izabel Barbosa Amorim
izabelcustodio@hotmail.com
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Matemática
 
 
 
 
 
 
 
 
 
6º A
7º A, B, e C
8º B, e C
1- Pesquisa de opinião sobre a leitura do livro;
2- Cálculo de porcentagem dos dados coletados;
3- Montagem de gráficos com os resultados usando o computador;
4- Exposição dos resultados em murais.
Como farei:
*As turmas  serão divididas em grupos e cada grupos será responsável por um parte do trabalho: uns entrevistarão os colegas de outras turmas, outros ajudarão organizar as perguntas da entrevistas juntamente comigo (darei algumas sugestões, como as seguem em anexo). Outros farão os cálculos e por última montagem de cartazes para exposição.
11.        João Batista Dos Santos
joaobiologia@hotmail.com
Ciências
8º A, B, e C
Trabalhar a auto-estima com questionários e discussão em grupo.
Montar um mural comparando a história da música Faroeste Caboclo  (Legião Urbana) e a história  do menino Tosco.
Trabalhar a diferença entre “ir” a escola  e  estar na escola para aprender
Trabalhar com questionário  de auto-percepção
Trabalhar o comportamento  do jovem em relação ao imediatismo
Incentivar os alunos a obter aprendizado visando um olhar no futuro;
Ministrar uma palestra sobre: O efeito do álcool no cérebro e o  efeito do álcool no comportamento humano.
12.        Mauricélia Cãndida Brito
mauriceliabritogeo@hotmail.com
Geografia
6º A
7º A e B
Debate sobre o livro e Mural com as opiniões dos alunos.
13.        Maria De Lourdes Jardim/ Nina
nina.jardimteixeira@gmail.com
Música
6ºA ao 9ºC
Audição musical: reflexão e debate sobre músicas toscas e não toscas.
 
 
 
 
14.        Nara Rúbia França
nararubia13@hotmail.com
 
 
 
 
Ens. Religioso
 
 
 
6º A
7º A, B, e C
9º A e C
·         7º anos:  Atividade em cartazes mostrando através de desenhos e frases como seria a vida do Tosco se ele não tivesse encontrado apoio do professor Jéferson.
·         6º ano: Representar através de desenhos e texto as fases vivida por Tosco no o decorrer do livro.
·          9º anos: Em cartazes escrever com poderia  ter sido a vida do Tosco com e sem as drogas.
OBS.: Em todas as turmas os trabalho serão feitos em grupos de 6 alunos.
 
 
 
 
 
15.        Nívia Maria das Neves Costa
aevin_any@hotmail.com
 
 
 
 
 
Arte/Teatro
 
 
 
 
 
 
6ºA ao 9ºC
Artes Visuais
6º ano: Gravura-Monotipia.
7ºs anos: Desenho-Retrato.
8ºs anos: Desenho-Croqui.
9ºs anos: Desenho de observação.
Teatro
6º ano: Confecção de boneco com materiais recicláveis.
7ºs anos: Confecção de Máscara com balão e jornal.
8ºs anos: Produção de texto teatral.
9ºs anos: Produção de improvisação teatral, tema a escolha.
 
 
 
 
 
16.        Rosaura Vargas das Virgens
rosaura.virgens@gmail.com
 
 
 
 
 
Geografia
 
7º C
Gincana – Dividir a sala em duas equipes no qual  no primeiro momento a professora irá realizar perguntas e a equipe que souber as respostas será pontuada.
8º A, B, e C
Propaganda do livro “Tosco”. Painel de notícias ‘toscas’ do continente americano e africano.
 
9º A, B, e C
Montagem de panfletos a respeito do livro/depoimentos dos alunos. Painel de notícias ‘toscas’ sobre os continentes europeu e asiático.
17.        Valdelândia da Costa Braga
deliinha@hotmail.com
Coord.
Todas
Apresentar para a comunidade escolar o plano ação do Projeto Tosco.
Despertar a curiosidade dos alunos  para a leitura do livro   com frases ou palavras fixados nos murais da escola
Organizar horários e espaços alternativos de trabalho com alunos e professores.
18.        Vitor Moreira Veloso
vitveloso@hotmail.com
Ed. Física
6º A
7º A
GINCANAS:
*Jogos cooperativos
*Jogos adaptados
*Jogos coletivos
19.        Wanda Clarice Wolski
clarice_wolski@hotmail.com
Matemática
8º A
9º A, B, e C
1- Pesquisa de opinião sobre a leitura do livro;
2- Cálculo de porcentagem dos dados coletados;
3- Montagem de gráficos com os resultados usando o computador;
4- Exposição dos resultados em murais.
Como farei:
*As turmas  serão divididas em grupos e cada grupos será responsável por um parte do trabalho: uns entrevistarão os colegas de outras turmas, outros ajudarão organizar as perguntas da entrevistas juntamente comigo (darei algumas sugestões, como as seguem em anexo). Outros farão os cálculos e por última montagem de cartazes para exposição.

 

·         OBJETIVOS

A.  Abordar temáticas do cotidiano escolar, em especial da violência que se expressa em todas as formas na personalidade do adolescente em suas ações e aventuras.

B.  Erradicar as mais diversas formas de violências no C. E. Waldemar Mundim,  em especial a prática do bullying entre os alunos e /ou professores.

C. Superar as problemáticas psicossociais, que afetam os adolescentes. 

D. Melhorar as relações interpessoais no cotidiano escolar do C. E. Waldemar Mundim.

E. Mostrar que é possível superar as dificuldades com esforço e dedicação, aproximando professores e alunos.

 

6. CRONOGRAMA DE AÇÃO

ATIVIDADES
RESPONSÁVEL
PERÍODO DE EXECUÇÃO
RECURSOS
Formação dos professores e demais envolvidos  no projeto
SUBSECRETARIA
Professores coordenadores
15/04/2013(coordenadores)
30/04/2013(professores na escola)
Material impresso e apresentação no datashow.
Resposta à pesquisa Pré- Projeto (professores e alunos)
 
 
 
 
Confecção de murais chamativos  de alerta para aguçar a curiosidade dos alunos
Coordenação
02/08 à 09/08/2013
EVA, fita crepe, e letras grandes
Palestra motivacional com Tony Salles
Direção e coordenação
12/08/2013
Carteiras, som e microfone
Teatro alertando sobre o perigo das Drogas
Direção e coordenação
14/08/2013
Carteiras, som e microfone
Entrega do livro ao aluno (para leitura)
Coordenação e dinamizadora da biblioteca
15/08/2013
Listas de assinatura,
Livro literário,
Maquina fotográfica
Personalização do livro(feita pelo aluno)
Professores e alunos
15/08 à 20/08
Papéis de presente, plástico, fita crepe transparente, cola etc
Apresentação do projeto à comunidade escolar.
Direção e Coordenação
18/05 – Reunião de pais.
15/06 – Reunião de pais e
20/08 - Reunião de pais
Datashow, microfone, som.
Leitura do livro.
Professores e alunos
15/08 à 30/08
Livro Tosco
Realização de ações e oficinas sugeridas pelos professores
Professores e alunos
21/08 à 25/09/2013
Livro Tosco
Registro de experiências nas mídias (Rede Tosco, Fan Page, Site, You Tube...)
Direção, coordenação, professores e alunos
15/08 à 27/09/2013
Notebook, internet etc
Resposta à Pesquisa Pós-Projeto (professores e alunos)
 
 
 
Reunião de Avaliação
Direção, coordenação, professores e alunos
 
 
Envio de relatório Final à Editora Alvorada
Direção e coordenação
 
 

 

·         AVALIAÇÃO DO PROJETO

·                     AVALIAÇÃO PROCESSUAL

Será realizada por meio de fotos, vídeos, enquetes, pesquisas on line e demais atividades desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto na escola.

 

·                     AVALIAÇÃO FINAL

Pode ser feita por meio de:

·         Reunião de Avaliação com representante(s) dos alunos, professores e comunidade escolar.

·         Evento de conclusão do projeto na escola com apresentação de trabalhos e atividades desenvolvidas no período de execução do projeto na escola.

·         Envio de Pesquisa Qualitativa à Editora Alvorada: preenchimento do documento “Pesquisa Qualitativa”.