PLANO DE AÇÃO:
Uma proposta coletiva para elevação dos índices de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Estadual Waldemar Mundim
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
SUPERINTENDÊNCIA DE INTELIGÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO
NÚCLEO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO
GERÊNCIA DE TUTORIA PEDAGÓGICA
DIAGNÓSTICO DA UNIDADE ESCOLAR
Dados da escola
Nome da Escola:
|
Colégio Estadual Waldemar Mundim
| ||||||
Município:
|
Goiânia
|
Código INEP:
|
52033651
| ||||
Subsecretaria:
|
Metropolitana
| ||||||
Modalidades de ensino:
|
Ensino Fundamental 2º fase e Ensino Médio
| ||||||
Matutino:
|
Francielle Cristina Silva Cabral
| ||||||
Vespertino:
|
Elienes Bezerra Maciel
| ||||||
Noturno:
|
Benizia Fernandes Oliveira
| ||||||
Quantidade de alunos por série/ano e turno em 2013
TURNO
|
Nº. de alunos Ensino Fundamental
|
Nº de alunos
Ens. Médio
|
Total
| ||||||||||
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
|
7º
|
8º
|
9º
|
1ª
|
2ª
|
3ª
| ||
Matutino
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
316
|
167
|
140
|
623
|
Vespertino
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
28
|
111
|
120
|
113
|
-
|
-
|
-
|
372
|
Noturno
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
144
|
90
|
151
|
385
|
TOTAL GERAL
|
1370
|
Informações pedagógicas da escola
Dados da Prova Brasil
IDEB
|
2005
|
2007
|
2009
|
2011
|
Meta MEC para 2013
|
Anos iniciais
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Anos finais
|
1.9
|
2.0
|
2.4
|
4.2
|
3.6
|
Prova Brasil – Proficiência Média Língua Portuguesa
2005
|
2007
|
2009
|
2011
|
Meta MEC para 2013
| |
Anos iniciais
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Anos finais
|
228.72
|
239.99
|
231.11
|
253.77
|
Prova Brasil – Proficiência Média Matemática
2005
|
2007
|
2009
|
2011
|
Meta MEC para 2013
| |
Anos iniciais
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Anos finais
|
241.56
|
241.71
|
233.98
|
253.30
|
Prova Brasil – Escala de Proficiência/padrões de desempenho de Língua Portuguesa em 2011
Anos/séries
|
% de alunos em nível Insuficiente
|
% de alunos em nível Básico
|
% de alunos em nível Proficiente
|
% de alunos em nível Avançado
|
2º ano
|
-
|
-
|
-
|
-
|
5º ano
|
-
|
-
|
-
|
-
|
9º ano
|
6%
|
63%
|
23%
|
8%
|
3ª série Ens. Médio
|
8,2%
|
23,0%
|
39,3%
|
29,5%
|
Prova Brasil – Escala de Proficiência/padrões de desempenho de Matemática em 2011
Anos/séries
|
% de alunos em nível Insuficiente
|
% de alunos em nível Básico
|
% de alunos em nível Proficiente
|
% de alunos em nível Avançado
|
2º ano
|
-
|
-
|
-
|
-
|
5º ano
|
-
|
-
|
-
|
-
|
9º ano
|
23%
|
68%
|
8%
|
8%
|
3ª série Ens. Médio
|
19,7%
|
32,8%
|
37,7%
|
9,8%
|
Taxa de evasão, aproveitamento/aprovação e reprovação 2011 e 2012 para anos iniciais
Anos/séries
|
APROVAÇÃO
|
REPROVAÇÃO
|
EVASÃO
| |||
2011
|
2012
|
2011
|
2012
|
2011
|
2012
| |
1º ano
| ||||||
2º ano
| ||||||
3º ano
| ||||||
4º ano
| ||||||
5º ano
|
Taxa de evasão, aproveitamento/aprovação e reprovação 2011 e 2012 para anos finais.
Anos/séries
|
APROVAÇÃO
|
REPROVAÇÃO
|
EVASÃO
| |||
2011
|
2012
|
2011
|
2012
|
2011
|
2012
| |
6º ano
|
76,3%
|
65,7%
|
17,5%
|
28,6%
|
6,3%
|
5,7%
|
7º ano
|
77,8%
|
78,9%
|
13,7%
|
16,3%
|
8,5%
|
4,9%
|
8º ano
|
82,3%
|
78,6%
|
13,5%
|
14,6%
|
4,3%
|
6,8%
|
9º ano
|
80,0%
|
69,5%
|
5,0%
|
15,6%
|
15,0%
|
14,9%
|
Taxa de evasão, aproveitamento/aprovação e reprovação 2011 e 2012 para ensino médio.
Anos/séries
|
APROVAÇÃO
|
REPROVAÇÃO
|
EVASÃO
| |||
2011
|
2012
|
2011
|
2012
|
2011
|
2012
| |
1ª série
|
60,5%
|
49,0%
|
16,4%
|
22,6%
|
20,9%
|
28,3%
|
2ª série
|
79,2%
|
63,6%
|
9,0%
|
13,4%
|
25,8%
|
13,4%
|
3ª série
|
68,6%
|
74,0%
|
13,2%
|
9,7%
|
12,0%
|
9,7%
|
A escola desenvolverá quais projetos pedagógicos em 2013?
|
Programa Mais Educação
|
Projeto Segundo Tempo
|
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID). Parceria com a Universidade Federal , no qual estagiários de licenciatura desenvolvem projetos pedagógicos dentro da unidade escolar com monitorias, aulas de reforço, oficinas etc.
|
PDE Interativo
|
Projeto das disciplinas optativas
|
Parceria com a Universidade Federal de Goiás para atender diversas o estagio supervisionado de diversas licenciaturas.
|
Programa Reescrevendo o Futuro
|
SIM
|
NÃO
| |
Há laboratórios de informática na U.E?
|
( x )
|
( )
|
Como tem sido usado?
| ||
O Laboratório de Informática está desativado, pois algumas máquinas necessitam de reparos.
| ||
A escola foi contemplada com o PASP?
|
( )
|
( x )
|
Quais anos/séries com maior porcentagem de evasão?
|
Durante o ano de 2012 o ano que mais houve evasão foram nos 1º anos do Ensino Médio segundo informações do SIGE
|
De acordo com os dados do SIGE os anos mais críticos do Ensino Fundamental, no turno vespertino com relação á evasão escolar são os 9º anos.
|
Ações emergenciais e relevantes nesta unidade escolar?
|
Reuniões com os professores do para realizar discussões sobre o processo ensino aprendizagem com orientação para o uso de novas metodologias, adequando-as à diferentes instrumentos de avaliação para que eleve os índices de aprendizagem.
|
Ampliar as parcerias com Universidade Federal de Goiás, o Ministério Público, o Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Batalhão Escolar para coibir os atos indisciplinares.
|
Organizar encontros mensais com os pais dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e problemas disciplinares para discutir formas de melhorar o desempenho acadêmico de seus filhos.
|
Trabalhar os descritores de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza cobrados pelas avaliações diagnósticas, SAEGO e SAEB.
|
Oferecer no contra turno atendimento individualizado aos alunos com necessidade educativas especiais .
|
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
SUPERINTENDÊNCIA DE INTELIGÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO
NÚCLEO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO
GERÊNCIA DE TUTORIA PEDAGÓGICA
Plano de Ação Colégio Estadual Waldemar Mundim
Ponto de Atenção
|
Objetivo
|
Meta
|
Ação
|
Cronograma
|
Responsável
|
Avaliação
|
Reprovação
|
*Melhorar o desempenho acadêmico não só nas disciplinas críticas.
|
*Aumentar em 3% o desempenho dos alunos.
|
*Metodologia diferenciada com o uso de material didático variado e metodologias diversificadas.
*Inserir atividades que desenvolvam a escrita utilizando recursos didáticos diferenciados que são oferecidos pela Unidade Escolar.
*Aulas de reforço oferecidas pelo projeto Mais Educação e PIBD.
|
*Marc/2013 à Dez/2013
|
*Professores e coordenação pedagógica
|
*Analisar ao final de cada bimestre através os resultados obtidos pelos alunos.
|
*Sanar dificuldades de aprendizagem e problemas disciplinares que interferem o desempenho acadêmico dos alunos.
|
*Elevar em 10% a participação dos pais na vida acadêmica dos filhos.
|
*Organizar encontros mensais com os pais dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e problemas disciplinares para discutir formas de melhorar o desempenho acadêmico de seus filhos.
|
*Mensalmente
|
*Direção e Equipe Pedagógica
|
*Construir um gráfico que demonstre maior participação dos pais na vida acadêmica dos filhos.
| |
Reprovação
Disciplinas Críticas em que índices de aprendizagem são baixos
Disciplinas críticas em que índices de aprendizagem são baixos
Disciplinas Críticas em que índices de aprendizagem são baixos
IDEB
Desmotivação
|
*Melhorar o interesse dos alunos por produção de textos com qualidade gramatical ,com domínio na escrita.
|
*Elevar em 10% a quantidade de alunos com capacidade de escrita.
|
*Propor atividades com interpretação de imagens, mapas e textos e exigir a produção de escrita
|
*Ao longo de todo o ano letivo semanalmente
|
*Professores de todas as áreas.
|
*Avaliar resultados de avaliações a cada bimestre.
|
. Estimular o interesse pela observação e compreensão dos conceitos.
Possibilitar maior compreensão e assimilação dos conteúdos estudados em sala de aula.
|
.. Melhorar em 10% a capacidade de relacionar os experimentos com o cotidiano do aluno
Reforço de 40% dos conteúdos estudados em sala através de atividades práticas
|
. Criação de oficinas temáticas de: Biologia(Ciências), Matemática, Língua Portuguesa, Geo-história, Física e Química, Arte, Jogos etc
|
Quinzenal
|
. Todos os professores, equipe pedagógica, estagiários do PIBID e das licenciaturas/UFG
|
Atividade avaliativa relacionada com os experimentos em sala de aula.
Maior envolvimento dos alunos nas atividades escolares
| |
* Diminuir entre os alunos a leitura ingênua(senso comum, ou seja sem o olhar crítico).
*Possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico, argumentação oral e escrita (com fundamentação filosófica, sociológica, em fatos históricos e geopolíticos).
|
*Melhorar em 10% a capacidade de leitura e escrita
|
*Desenvolver estratégias de leitura eficientes para ensinar alunos.
*Ação interdisciplinar entre professores de Língua Portuguesa e Artes com apresentações teatrais, declamações de poemas.
*Transformar a leitura em hábito, com vistas ao desenvolvimento e domínio da Língua Portuguesa, inclusive em sua dimensão escrita.
*Leitura e interpretação de textos jornalísticos e trechos de textos clássicos.
Elaboração de ações sociais relacionadas aos assuntos estudados.
|
Ano letivo de 2013: de Março a Dezembro.
|
Professores de Língua Portuguesa , Arte, Teatro, Música,História,Filosofia e Sociologia.
|
*Avaliar através dos resultados bimestrais.
*Reconstrução por escrito dos argumentos jornalísticos, sociológicos, etc.
Avaliação do plano escrito da ação social.
| |
*Estimular o reconhecimento dos conceitos estudados aos acontecimentos cotidianos
|
*Melhorar em 10% a aplicabilidade dos conceitos biológicos no cotidiano
|
*Realização de aulas práticas com materiais alternativos para facilitar a relação entre os conteúdos estudados e a prática vivenciada no dia-dia;
Estudos de caso;
Construção de materiais didáticos.
|
*Uma vez a cada bimestre
|
*Professores de Biologia
|
*Comprometimento, participação, entrega dos relatórios das aulas praticas; análise dos materiais confeccionados, desempenho nas atividades em grupo.
| |
Identificar e conhecer os espaços da ocupação inicial da cidade de Goiânia, assim como as construções em estilos Art Decó tombadas ou não a casa do fundador da capital.
Valorizar, conhecer a história da fundação da capital e cuidar do espaço histórico e cultural da cidade e Estado de Goiás.
|
Elevar o nível dos alunos em 20% do conhecimento da cultura Goiania
Conhecer e valorizar em 80% os espaços geo-históricos de Goiânia.
|
Projeto Goiânia 80 anos
Visita ao Museu Pedro Ludovico – Praça Cívica com alunos dos 8º anos.
Visita ao Centro Histórico partindo da Pça. Cívica até a Estação Ferroviária/Pça do Trabalhador com alunos dos 9º anos.
|
Outubro
|
Professores de Geografia(Rosaura e Mauricélia) e História (Degmar e Andreia)
|
Conhecimento a respeito da história da fundação de Goiânia e do Patrimônio Histórico Tombado da Capital
Conhecimento a respeito da história da fundação de Goiânia e do Patrimônio Histórico Tombado da Capital
| |
Ler e interpretar documentos históricos.
Relacionar os documentários e filmes com o contexto histórico estudado.
|
Contextualizar e relacionar em 40% os conteúdos estudados com os diferentes tempos históricos.
|
Realizar quinzenalmente interpretação de documentos históricos.
Realizar bimestralmente apresentação de documentários e filmes históricos
|
Marc/2013 à Dez/2013
|
Professores de
História (Degmar e Andreia)
|
Maior proficiência em leitura e interpretação de textos.
Capacidade de leitura e interpretação audiovisual .
Verificar o desempenho dos alunos ao final de cada bimestre.
| |
Adquirir autonomia no desempenho das atividades propostas pelos professores.
Possibilitar a socialização e facilitar o processo de leitura, escrita e raciocínio lógico.
|
Melhorar em o 40% o processo de leitura, escrita e raciocínio lógico.
Melhorar em 60% a socialização e facilitar o processo de leitura, escrita e raciocínio lógico.
|
Oferecer no contraturno atendimento individualizado aos alunos com necessidade educativas especiais
Participação no contraturno dos alunos com necessidade educativas especiais
nas turmas de Letramento, Reforço de Matemática e demais oficinas do Programa Mais Educação .
|
Marc/2013 à Dez/2013
|
Professor de AEE(Jurcilene),
Oficineiros do Mais Educação
e Profª coordenadora Degmar
|
. Melhorar o processo de leitura, escrita e raciocínio lógico.
Socialização e melhor compreensão do processo de leitura, escrita e raciocínio lógico.
| |
Mostrar a forma que os conteúdos são cobrados nas avaliações externas.
|
Aumentar em 20% o desempenho do alunos nas avaliações extra escolar
|
Realizar em sala atividades de um banco de atividades que envolvem questões de vestibular, PROVA BRASIL, ENEM, SAEGO, DIAGNÓSTICA para que os alunos percebam como os conteúdos vistos são cobrados.
|
Quando acontecer
|
Todos os professores
|
. Através das correções das atividades e o desempenho dos alunos
| |
*Diminuir o índice de reprovação em Física, Matemática e Química.
*Melhorar o raciocínio lógico matemático do aluno usando a linguagem matemática.
*Sanar o aprendizado deficitário que muitos alunos demonstram ter em relação a matemática vista nesta etapa do ensino.
*Estimular o interesse pela observação e compreensão dos conceitos físicos
|
*Visando a melhoria em 10% as habilidades matemáticas e a capacidade de relacionar os experimentos e a física com o cotidiano
|
.*Aplicar múltiplas atividades para elevar as notas.
*Trabalhar por meio de situação problema e atividades lúdicas.
*Oficina de matemática com jogos envolvendo raciocínio lógico.
*Desenvolver atividades que contemplem os conteúdos da matemática básica: operações algébricas com números racionais, potenciação, radiciação, produtos notáveis, fatoração entre outros.
*Oficina de Física – Temas variados.
|
* Março a novembro
|
*Professora de Física, Matemática e Química
|
.*Avaliar resultados de avaliações a cada bimestre.
*Atividade avaliativa relacionada com os experimentos em sala de aula.
| |
Criar estratégias diferenciadas e metodologias que auxilie os alunos a se apropriarem dos conhecimentos sistematizados.
Buscar alternativas diversificadas junto aos Professores, educandos e familiares para melhoria no
desempenho do ensino aprendizagem.
-Simular provas de anos anteriores com os alunos;
Elevar os índices obtidos pela escola em avaliações externas(IDEB).
|
Manter e/ou elevar os índices do IDEB de 4,2 para 4,4
|
Reuniões com os professores para realizar discussões sobre o processo ensino aprendizagem com orientação para o uso de novas metodologias,
adequando-as à diferentes
instrumentos de avaliação para que o índice de
aprendizagem seja alcançado.
Reuniões específicas com os professores p que se atinjam as expectativas para cada série, gradativamente.
Realizar palestras educativas, visitas, oficinas e seminários.
Trabalhar os descritores de Língua Portuguesa e Matemática cobrados pelas avaliações do SAEGO E SAEB
|
Mensalmente
|
Equipe pedagógica e Equipe docente
|
Elevação do índice dos resultados do IDEB.
Garantia de uma Escola com ensino de qualidade.
| |
Valorizar as relações interpessoais. Envolver os alunos para o cuidado com o meio ambiente, com o lixo, desperdiço de água e preservação dos rios, áreas verdes (parques e reservas), valorização do patrimônio cultural e natural de Goiânia.
|
Conhecer e valorizar em 40% os espaços voltados para patrimônio cultural e natural, assim como melhoria do uso e cuidado com os recursos naturais
|
Projeto de Educação Ambiental
|
Marc/2013 à Dez/2013
|
Professores de Ciências(Henrique, Iara e João), Geografia(Rosaura e Mauricélia) e História (Degmar e Andreia)
|
Cuidado, respeito e valorização do meio ambiente e aos espaços voltados para patrimônio natural e cultural.
| |
Conhecer e identificar: etapas da história evolutiva da terra; modelo de uma Vila Colonial goiano, organização de uma aldeia indígena e quilombola.
|
Conhecer e identificar em 100% as várias etapas da origem da Terra e a ocupação do Cerrado.
|
Visita ao Espaço Memorial do Cerrado com alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos.
|
Mar/13 e Abril/2013
|
Professores Ciências(Henrique, iara e João), Geografia(Rosaura e Mauricélia) e História (Degmar e Andreia)
|
Fazer relatório da visita ao Memorial do Cerrado observando o conhecimento da origem do planeta Terra à várias ocupações do Cerrado pelos indígenas, portugueses e africanos e a fauna e flora mundial e brasileira.
| |
Estimular e desenvolver leitura.
Melhorar a fluência e a entonação da voz no momento de se expressar oralmente.
|
Estimular e desenvolver o hábito de ler em 20% em
|
Realizar empréstimo de livros didáticos para a realização de trabalhos e livros literários para incentivo a leitura .
|
Marc/2013 à Dez/2013
|
Dinamizador de Biblioteca Edna, Elenice e Nara
|
Compreensão da leitura e escrita.
Habilidade para se expressar verbalmente.
| |
Tornar os alunos escritores, poetas, músicos, contistas, cronistas etc.
Estimular a produção autonôma
|
Aumentar a produção escrita em 40% sobre diversos gêneros textuais., levando-se em conta a leitura e as produções escritas.
|
Realizar atividades de produções de textos , considerando a diversidade de gêneros textuais. Levar vários exemplos para a sala de aula. Ler e analisar com os alunos os gêneros adequados para cada ano(6º, 7º, 8º e 9º)
|
Mensalmente
|
Professores de Língua Portuguesa(Deylla, Hilda, Antônio, Janete, Paula Calaço e Raquel)
|
Produzir textos escritos sobre diversos gêneros textuais., levando-se em conta a leitura e as produções escritas.
| |
Compreender a formação do sistema solar, suas principais características, astros etc
|
Possibilitar em 50% ao aluno melhor conhecimento do sistema solar.
|
Visita ao Planetário(6º e 7º)
|
2º semestre
|
Professores de Geografia(Mauricélia) e Ciências (Henrique)
|
Observar o conhecimento do sistema solar, por meio de animação e vídeo.
| |
Analisar como ocorre o tratamento da água em Goiânia.
Preservar os mananciais hídricos de Goiás.
|
Preservação e conscientização dos recursos hídricos em 50%.
|
Visita a ETA (Estação de tratamento de Água)
|
JUNHO
|
Professores de Geografia(Mauricélia) e Ciências (Henrique)
|
Melhorar a conscientização sobre o uso racional da Água
| |
Possibilitar maior compreensão e assimilação dos conteúdos estudados em sala de aula.
|
Reforço de 60% dos conteúdos estudados em sala através de atividades práticas.
|
Criação do dia da oficina prática de: Biologia(Ciências), Matemática, Língua Portuguesa, Geo-história, Física e Química, Arte, Jogos etc.
|
Marc/2013 à Dez/2013
|
Todos os professores, equipe pedagógica, estagiários do PIBID e das licenciaturas/UFG
|
Maior envolvimento dos alunos nas atividades escolares.
| |
Preparar os alunos para a realização de provas de múltipla escolha e ao mesmo tempo revisar e reforçar conteúdos trabalhados ao longo do bimestre.
|
Preparar 100% dos alunos para provas de múltipla escolha.
|
Realizar semestralmente um Simulado de todas as disciplinas a fim de preparar os alunos para a realização de provas de múltipla escolha com conteúdos trabalhados ao longo do bimestre
|
UMA VEZ POR SEMESTRE
|
Direção, Equipe Pedagógica, Docentes e Conselho Escolar
|
Diversificação dos instrumentos avaliativos e preparação do aluno para provas de múltipla escolha.
| |
Diminuir o índice de reprovação nas disciplinas da Área de Exatas
|
Trabalhar conteúdos básicos para aumentar em 20% a proficiencia nessas disciplinas críticas
|
Resolução de listas de exercícios, experimentos, com materiais utilizado no cotidiano.
|
Bimestralmente
|
Professores Darlan, Elgia, Míriam, Natan.
|
Correções de exercícios e relatórios de experimentos.
| |
IDEB/PROVA BRASIL/ ENEM/SAEGO/ DIAGNÓSTICA
|
Mostrar a forma que os conteúdos são cobrados nas avaliações externas.
|
Aumentar em 25% o desempenho do alunos nas avaliações extra escolar
|
Realizar em sala atividades de um banco de atividades que envolvem questões de vestibular, PROVA BRASIL, ENEM, SAEGO, DIAGNÓSTICA para que os alunos percebam como os conteúdos vistos são cobrados.
|
Mensalmente
|
Equipe pedagógica e Equipe docente.
|
Através das correções das atividades e o desempenho dos alunos
|
Desmotivação e Violência
|
Refletir e dialogar sobre as impressões que os alunos tem sobre esses temas tão presentes no cotidiano escolar. Conscientizar a todos os alunos sobre a necessidade de respeitar o semelhante.
|
Diminuir em 30% os registros de conflitos entre docentes e demais envolvidos dentro do contexto escolar.
|
Ciclo de palestras com enfermeiros,Ministério Publico,Batalhão Escolar, Juizado de menores e polícia civil(escola sem drogas) para orientar pais e alunos sobre:
1- Drogas
2- Doenças sexualmente transmissíveis(DSTs),
3-Adolescência,
4-Orientação sexual
|
Mensalmente
|
Direção, Equipe pedagógica Psicóloga do Mais Educação
|
Assegurar a reflexão de temas que interferem no convívio e nas relações interpessoais dos educandos.
|
Refletir e dialogar obre a importância da família, os estudos, a violência, drogas e as relações amistosas.
|
Aumentar em 30% a participação da família na vida escolar dos filhos.
|
Realizar mensalmente uma palestra esclarecedora para os pais com os seguintes temas:
1- O papel da família no desenvolvimento social e cognitivo da criança e do adolescente.
2- Como enfrentar os problemas de violência e drogas que assolam nossa sociedade.
3- A importância das relações amistosas no seio familiar.
|
Mensalmente
|
Direção
Psicológa do Mais Educação
|
Comunidade escolar mais esclarecida sobre a importância da escola nas transformações sociais, e sobre a necessidade do rígido acompanhamento a crianças e adolescentes em suas rotinas sociais e escolares.
| |
Evasão e abandono
|
Conhecer e apreciar a cultura regional
|
Valorização em 40% da cultura regional.
|
Convidar artistas goianos(Pádua, Maria Eugênia, Marcelo Barra, Milton Pinto e Tom Carvalho etc) para se apresentar na Unidade Escolar
|
Marc/2013 à Nov/2013
|
Direção e Conselho escolar.
|
Será observado o envolvimento dos alunos nas apresentações dos artistas goianos (Pádua, Maria Eugênia, Marcelo Barra, Milton Pinto e Tom Carvalho etc)
|
Aumentar a motivação dos alunos e manter a disciplina
|
Aumentar em 20% a permanência do aluno até o final da última aula.
|
Aplicar atividades avaliativas no último horário
|
Mensalmente
|
Todos
|
Notas no bimestre e avaliação
| |
Impedir o uso do celular dentro de sala de aula
|
Diminuir em 30% o uso do celular em sala.
|
Aplicar advertência direto na sala de aula pelo professor.
|
Diariamente
|
Todos
|
Verificar o número de advertências no bimestre
| |
Qualificar as equipes esportivas do colégio
|
Aumentar em 30% a qualificação
|
Projetos: “ um futsal para o futuro, o basquetebol, vôlei e cidadania no espaço escolar
|
Semanalmente
|
Equipe pedagógica e professores de Educação Física – Vitor e Tânia
|
A participação o envolvimento e a desenvoltura durante as prática esportiva.
| |
Utilizar jogos alternativos (pebolim) em situações de lazer e convívio social
|
Reduzir em 20% a evasão no turno noturno
|
Criar situações ludo – motoras, no espaço escolar, para que haja convívio social a partir do jogo.
|
Bimestralmente
|
Professor de Ed. Física
|
Socialização dos educandos e observação da planilha de evasão/abandono.
| |
Desenvolver e aprimorar ao longo do ano letivo as habilidades artísticas.
|
Desenvolver e aprimorar em 100% ao longo do ano letivo as habilidades artísticas.
|
Show de talentos
|
2 ºsemestre
|
Equipe pedagógica e professores de Arte, Musica e Teatro
|
Apresentação dos alunos e observação do desenvolvimento da oralidade e das habilidades artísticas.
| |
Indisciplina
|
Melhorar o comportamento dos alunos
|
Diminuir em 10% a indisciplina na sala de aula.
|
Projeto: valores (textos, discussões e depoimentos)
|
Mensalmente
|
Professora de Arte(Nívea)
|
Questionário avaliativo
|
Tornar o ambiente escolar mais harmônico.
|
Melhorar a disciplina, diminuir em 25% os casos de bullying
|
Atividades esportivas.
Grupos de teatro, dança, dama, xadrezleitura de textos sobre violência, tolerância.
|
Semestral
|
Professores de Educação Física: Vítor e Tânia.
|
Envolvimento com as atividades escolares de caráter coletivo.
| |
Conhecer e reafirmar as normas da escola
|
Diminuir a indisciplina nas dependências da escola
Em 20%
|
Projeto: a imagem que informa com trabalho de concientização em grupo e individual dos alunos
|
Bimestral
|
Coordenação, direção e professores
|
Relatório a partir da observação dos alunos no espaço escolar
| |
Levar os alunos a realização dos jogos Intercolegial do Estado de Goiás.
|
Aumentar em 50% o espírito esportivo como participante
|
Jogos Intercolegial
|
Junho à Agosto
|
Equipe pedagógica e professores de Educação Física – Vitor e Tânia
|
A participação o envolvimento e a desenvoltura durante aos jogos.
| |
Direcionar o recreio e acalmar os alunos durante o recreio.
|
Direcionar em 60% o recreio, possibilitando o descanso harmônico dos alunos e melhorar as relações interpessoais.
|
Organizar um “Recreio Dirigido” com atividades diversificadas (músicas, concurso de dança, jogos etc) para evitar que os alunos corram e se envolva em conflitos.
|
2 veses por semana
|
Oficineiros do Mais Educação
|
Diminuir as brigas e/ou conflitos que porventura surgirem durante o recreio pela ociosidade dos alunos.
| |
Aumentar a motivação dos alunos e manter a disciplina
|
Aumentar em 20% a permanência do aluno até o final da última aula.
|
Aplicar atividades avaliativas no último horário.
|
Marc/2013 à Dez/2013
|
Todos os professores
|
Notas no bimestre e avaliação.
| |
Inibir o uso do celular dentro de sala de aula
|
Diminuir em 30% o uso do celular em sala.
|
Aplicar advertência direto na sala de aula pelo professor e recolher o aparelho.
|
Diariamente
|
Todos os professores
|
Verificar o número de advertências no bimestre.
| |
Organizar o ambiente escolar e combater a indisciplina.
Selecionar atividades “curingas” ou criar um banco de atividades para evitar que os alunos fiquem ociosos dentro de sala de aula.
|
Diminuir em 50% os casos de indisciplina e conversas paralelas em sala de aula que atrapalha a aprendizagem.
Reduzir em 50% os casos de indisciplina e ociosidade em sala de aula.
|
Organizar o mapeamento dos alunos nas turmas do Ensino Fundamental (6º ao 9º)
Selecionar atividades “curingas” ou um banco de atividades: caça-palavras, caça-palavras ortográfico, diagramas, cruzadinhas ortográficas, textos informativos(cuidados com o corpo, dietas, alimentos saudáveis, sedentarismo etc) enigmas, fábulas, adivinhações, desafios, piadas(Revista Seleções), livros literários, leitura de artigos das revistas: Ciência Hoje, Carta Capital etc, para evitar que os alunos fiquem ociosos dentro de sala de aula.
|
Abril/2013 à Dez/2013
|
Professores e Equipe pedagógica do turno vespertino
|
Observar se houve melhora na disciplina da escola principalmente nos períodos de trocas de salas.
|