! Seja Bem-Vindo ao Blog do CPMG - WM

Hoje é são


Plano de Ação 2013

PLANO DE AÇÃO:
Uma proposta coletiva para elevação dos índices de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Estadual Waldemar Mundim 
  
                                      SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
SUPERINTENDÊNCIA DE INTELIGÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO
NÚCLEO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO
GERÊNCIA DE TUTORIA PEDAGÓGICA

DIAGNÓSTICO DA UNIDADE ESCOLAR
Dados da escola
Nome da Escola:
Colégio Estadual Waldemar Mundim
Município:
Goiânia
Código INEP:
52033651
Subsecretaria:
Metropolitana
Modalidades de ensino:        
Ensino Fundamental 2º fase e Ensino Médio
Relação de Coordenadores Pedagógicos por turno de atendimento
Matutino:
Francielle Cristina Silva Cabral
Vespertino:
Elienes Bezerra Maciel
Noturno:
Benizia Fernandes Oliveira


Quantidade de alunos por série/ano e turno em 2013
TURNO
Nº. de alunos Ensino Fundamental
Nº de alunos
Ens. Médio
Total
Matutino
-
-
-
-
-
-
-
-
-
316
167
140
623
Vespertino
-
-
-
-
-
28
111
120
113
-
-
-
372
Noturno
-
-
-
-
-
-
-
-
-
144
90
151
385
TOTAL GERAL
1370



Informações pedagógicas da escola
Dados da Prova Brasil                
IDEB
2005
2007
2009
2011
Meta MEC para 2013
Anos iniciais
-
-
-
-
-
Anos finais
1.9
2.0
2.4
4.2
3.6


Prova Brasil – Proficiência Média Língua Portuguesa

2005
2007
2009
2011
Meta MEC para 2013
Anos iniciais
-
-
-
-
-
Anos finais
 228.72
  239.99
    231.11
253.77





Prova Brasil – Proficiência Média Matemática

2005
2007
2009
2011
Meta MEC para 2013
Anos iniciais
-
-
-
-
-
Anos finais
241.56
241.71
233.98
253.30




Prova Brasil – Escala de Proficiência/padrões de desempenho de Língua Portuguesa  em 2011
Anos/séries
% de alunos em nível Insuficiente
% de alunos em nível Básico
% de alunos em nível Proficiente
% de alunos em nível Avançado
2º ano
-
-
             -
              -
5º ano
-
-
-
-
9º ano
6%
63%
23%
8%
3ª série Ens. Médio
8,2%
23,0%
39,3%
29,5%



Prova Brasil – Escala de Proficiência/padrões de desempenho de Matemática  em 2011
Anos/séries
% de alunos em nível Insuficiente
% de alunos em nível Básico
% de alunos em nível Proficiente
% de alunos em nível Avançado
2º ano
-
-
-
-
5º ano
-
-
-
-
9º ano
23%
68%
8%
8%
3ª série Ens. Médio
19,7%
32,8%
37,7%
9,8%



Taxa de evasão, aproveitamento/aprovação e reprovação 2011 e 2012 para anos iniciais
Anos/séries
APROVAÇÃO
REPROVAÇÃO
EVASÃO
2011
2012
2011
2012
2011
2012
1º ano






2º ano






3º ano






4º ano






5º ano








Taxa de evasão, aproveitamento/aprovação e reprovação 2011 e 2012 para anos finais.
Anos/séries
APROVAÇÃO
REPROVAÇÃO
EVASÃO
2011
2012
2011
2012
2011
2012
6º ano
76,3%
65,7%
17,5%
28,6%
6,3%
5,7%
7º ano
77,8%
78,9%
13,7%
16,3%
8,5%
4,9%
8º ano
82,3%
78,6%
13,5%
14,6%
4,3%
6,8%
9º ano
80,0%
69,5%
5,0%
15,6%
15,0%
14,9%



Taxa de evasão, aproveitamento/aprovação e reprovação 2011 e 2012 para ensino médio.
Anos/séries
APROVAÇÃO
REPROVAÇÃO
EVASÃO
2011
2012
2011
2012
2011
2012
1ª série
60,5%
49,0%
16,4%
22,6%
20,9%
28,3%
2ª série
79,2%
63,6%
9,0%
13,4%
25,8%
13,4%
3ª série
68,6%
74,0%
13,2%
9,7%
12,0%
9,7%


A escola desenvolverá quais projetos pedagógicos em 2013?
Programa Mais Educação
Projeto Segundo Tempo
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID). Parceria com a Universidade Federal , no qual estagiários de licenciatura desenvolvem projetos pedagógicos dentro da unidade escolar com monitorias, aulas de reforço, oficinas etc.
PDE Interativo
Projeto das disciplinas optativas
Parceria com a Universidade Federal  de Goiás para atender diversas o estagio supervisionado de diversas licenciaturas.
Programa Reescrevendo o Futuro







SIM
NÃO
Há laboratórios de informática na U.E?
(   x    )
(       )
Como tem sido usado?
O Laboratório de  Informática está desativado, pois algumas máquinas necessitam de reparos.
A escola foi contemplada com o PASP?
(       )
(   x    )


Quais anos/séries com maior porcentagem de evasão?
Durante o ano de 2012 o ano que mais houve evasão foram nos 1º anos do Ensino Médio segundo informações do SIGE
De acordo com os dados do SIGE os anos mais críticos  do Ensino Fundamental, no turno vespertino com relação á evasão escolar  são os 9º anos.



Ações emergenciais e relevantes nesta unidade escolar?
Reuniões com os  professores do para  realizar  discussões sobre o processo ensino aprendizagem com orientação para o uso de novas metodologias, adequando-as à diferentes instrumentos de avaliação para que eleve os índices de  aprendizagem.
Ampliar as parcerias com Universidade Federal de Goiás,  o Ministério  Público, o Conselho Tutelar, Juizado de Menores,  Batalhão Escolar para coibir os atos indisciplinares.
Organizar encontros mensais com os pais dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem  e problemas disciplinares para discutir formas de melhorar o desempenho acadêmico de seus filhos.
Trabalhar os descritores de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza cobrados pelas avaliações diagnósticas, SAEGO e  SAEB.
Oferecer no contra turno atendimento individualizado aos alunos com necessidade educativas especiais .


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
SUPERINTENDÊNCIA DE INTELIGÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO
NÚCLEO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO
GERÊNCIA DE TUTORIA PEDAGÓGICA

Plano de Ação Colégio Estadual Waldemar Mundim

Ponto de Atenção
Objetivo
Meta
Ação
Cronograma
Responsável
Avaliação













Reprovação











*Melhorar o desempenho acadêmico não só nas disciplinas críticas.
*Aumentar em 3% o desempenho dos alunos.
*Metodologia diferenciada com o uso de material didático variado e metodologias diversificadas.

*Inserir atividades que desenvolvam a escrita utilizando recursos didáticos diferenciados que são oferecidos pela Unidade Escolar.

*Aulas de reforço oferecidas pelo projeto Mais Educação e PIBD.
*Marc/2013 à Dez/2013
*Professores e coordenação pedagógica
*Analisar ao final de cada bimestre através os resultados obtidos pelos alunos.
*Sanar dificuldades de aprendizagem  e problemas disciplinares que interferem o desempenho acadêmico dos alunos.




*Elevar em 10% a participação dos pais na vida acadêmica dos filhos.
*Organizar encontros mensais com os pais dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem  e problemas disciplinares para discutir formas de melhorar o desempenho acadêmico de seus filhos.

*Mensalmente
*Direção e Equipe Pedagógica

*Construir um gráfico que demonstre maior participação dos pais na vida acadêmica dos filhos.

















Reprovação












































Disciplinas Críticas em que índices de aprendizagem são baixos





























Disciplinas críticas em que índices de aprendizagem são baixos





































Disciplinas Críticas em que índices de aprendizagem são baixos









































IDEB

















Desmotivação

































*Melhorar  o interesse dos   alunos por produção de textos com qualidade gramatical ,com domínio na escrita.
*Elevar em 10% a quantidade de alunos com capacidade de escrita.
*Propor atividades com interpretação de imagens, mapas e textos e exigir a produção de escrita
*Ao longo de todo o ano letivo semanalmente
*Professores de todas as áreas.
*Avaliar resultados de avaliações a cada bimestre.
. Estimular o interesse pela observação e compreensão  dos conceitos.
Possibilitar maior compreensão e assimilação dos conteúdos estudados em sala de aula.
..  Melhorar em 10% a capacidade de relacionar os experimentos com o cotidiano do aluno
Reforço de 40% dos conteúdos estudados em sala através de atividades práticas
. Criação de  oficinas temáticas de:  Biologia(Ciências), Matemática, Língua Portuguesa, Geo-história, Física e Química, Arte, Jogos etc


Quinzenal

. Todos os professores, equipe pedagógica, estagiários do PIBID e das licenciaturas/UFG
Atividade avaliativa relacionada com os experimentos em sala de aula.
Maior envolvimento dos alunos nas atividades escolares
* Diminuir entre os alunos a leitura ingênua(senso comum, ou seja sem o olhar crítico).
*Possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico, argumentação oral e escrita (com fundamentação filosófica, sociológica, em fatos históricos e geopolíticos).
*Melhorar em 10% a capacidade de leitura e escrita

*Desenvolver estratégias de leitura eficientes para ensinar alunos.
*Ação interdisciplinar entre professores de Língua Portuguesa e Artes com apresentações teatrais, declamações de poemas.
*Transformar a leitura em hábito, com vistas ao desenvolvimento e domínio da Língua Portuguesa, inclusive em sua dimensão escrita.
*Leitura e interpretação de textos jornalísticos e trechos de textos clássicos.
Elaboração de ações sociais relacionadas aos assuntos estudados.




Ano letivo  de 2013: de Março a Dezembro.
Professores de Língua Portuguesa , Arte, Teatro, Música,História,Filosofia e Sociologia.
*Avaliar através dos resultados bimestrais.
*Reconstrução por escrito dos argumentos jornalísticos, sociológicos, etc.
Avaliação do plano escrito da ação social.

*Estimular o reconhecimento dos conceitos estudados aos acontecimentos cotidianos
*Melhorar em 10% a aplicabilidade dos conceitos biológicos no cotidiano
*Realização de aulas práticas com materiais alternativos para facilitar a relação entre os conteúdos estudados e a prática vivenciada no dia-dia;
Estudos de caso;
Construção de materiais didáticos.
*Uma vez a cada bimestre
*Professores de Biologia
*Comprometimento, participação, entrega dos relatórios das aulas praticas; análise dos materiais confeccionados, desempenho nas atividades em grupo.
Identificar e conhecer os espaços da ocupação inicial da cidade de Goiânia, assim como as construções em estilos Art Decó tombadas ou não  a casa do fundador da capital.
Valorizar, conhecer a história da fundação da capital e cuidar do espaço histórico e cultural da cidade e Estado de Goiás.
Elevar o nível dos alunos em 20% do conhecimento da cultura Goiania
Conhecer e valorizar em 80% os espaços geo-históricos de Goiânia.
Projeto Goiânia 80 anos
Visita ao Museu Pedro Ludovico – Praça Cívica com alunos dos  8º anos.
Visita ao Centro Histórico partindo da Pça. Cívica até a Estação Ferroviária/Pça do Trabalhador com alunos dos 9º anos.
Outubro
 Professores de  Geografia(Rosaura e Mauricélia) e  História (Degmar e Andreia)
Conhecimento a respeito da história da fundação de Goiânia e do Patrimônio Histórico Tombado da Capital
Conhecimento a respeito da história da fundação de Goiânia e do Patrimônio Histórico Tombado da Capital
Ler e interpretar documentos históricos.
Relacionar os documentários e filmes com o contexto histórico estudado.
Contextualizar e relacionar em 40% os conteúdos estudados com os diferentes tempos históricos.


Realizar quinzenalmente interpretação de documentos históricos.
Realizar bimestralmente apresentação de  documentários e filmes históricos












Marc/2013 à Dez/2013
Professores de
História (Degmar e Andreia)
Maior proficiência em leitura e interpretação de textos.
Capacidade de leitura e interpretação audiovisual .
Verificar o desempenho dos alunos ao final de cada bimestre.






Adquirir autonomia no desempenho das atividades propostas pelos professores.
Possibilitar a socialização e  facilitar o processo de leitura, escrita e  raciocínio lógico.
Melhorar em o  40% o processo de leitura, escrita e  raciocínio lógico.
Melhorar em 60% a socialização e facilitar o processo de leitura, escrita e  raciocínio lógico.
Oferecer no contraturno atendimento individualizado aos alunos com necessidade educativas especiais
Participação no contraturno dos  alunos com necessidade  educativas especiais
nas turmas de Letramento,  Reforço de Matemática e demais oficinas do Programa Mais Educação .

Marc/2013 à Dez/2013
Professor de AEE(Jurcilene),
Oficineiros do Mais Educação
 e Profª coordenadora Degmar
. Melhorar o processo de leitura, escrita e  raciocínio lógico.
Socialização e melhor compreensão do processo de leitura, escrita e  raciocínio lógico.
Mostrar a forma que os conteúdos são cobrados nas avaliações externas.
Aumentar em 20% o desempenho do alunos nas avaliações extra escolar

Realizar em sala atividades de um banco de atividades  que envolvem questões de vestibular,  PROVA BRASIL, ENEM, SAEGO,  DIAGNÓSTICA  para que os alunos percebam como os conteúdos vistos são cobrados.
Quando acontecer
Todos os professores
. Através das correções das atividades e o desempenho dos alunos
*Diminuir o índice de  reprovação em Física, Matemática e Química.
*Melhorar o raciocínio lógico matemático do aluno usando a linguagem matemática.
*Sanar o aprendizado deficitário que muitos alunos demonstram ter em relação a matemática vista nesta etapa do ensino.
*Estimular o interesse pela observação e compreensão  dos conceitos físicos
*Visando a melhoria em 10% as habilidades matemáticas e a capacidade de relacionar os experimentos e a física com o cotidiano
.*Aplicar múltiplas atividades para elevar as notas.
*Trabalhar  por meio de situação problema e atividades lúdicas.
*Oficina de matemática com jogos envolvendo raciocínio lógico.
*Desenvolver atividades que contemplem os conteúdos da matemática básica: operações algébricas com números racionais, potenciação, radiciação, produtos notáveis, fatoração entre outros.
*Oficina de Física – Temas variados.



* Março a novembro
*Professora de Física, Matemática e Química
.*Avaliar resultados de avaliações a cada bimestre.
*Atividade avaliativa relacionada com os experimentos em sala de aula.
Criar estratégias diferenciadas e metodologias  que auxilie os alunos a se apropriarem dos conhecimentos sistematizados.
Buscar alternativas diversificadas junto aos Professores, educandos e familiares para melhoria no
desempenho do ensino aprendizagem.
-Simular provas de anos anteriores com os alunos;
Elevar os índices obtidos pela escola em avaliações externas(IDEB).
Manter e/ou elevar os índices do IDEB de 4,2 para 4,4

Reuniões com os  professores para realizar discussões sobre o processo ensino aprendizagem com orientação para o uso de novas metodologias,
adequando-as à diferentes
instrumentos de avaliação para  que o índice de
aprendizagem seja alcançado.
Reuniões específicas com  os professores p que se atinjam as expectativas para  cada série, gradativamente.
Realizar palestras educativas, visitas, oficinas e seminários.
Trabalhar os descritores de Língua Portuguesa e Matemática cobrados pelas avaliações do SAEGO E SAEB

Mensalmente
Equipe pedagógica e Equipe docente
Elevação do índice dos resultados do IDEB.
Garantia de uma Escola com ensino de qualidade.
Valorizar as relações interpessoais. Envolver os alunos para o cuidado com o meio ambiente, com o lixo, desperdiço de água e preservação dos rios, áreas verdes (parques e reservas), valorização do patrimônio cultural e natural de Goiânia.








Conhecer e valorizar em 40% os espaços voltados para patrimônio cultural e natural, assim como melhoria do uso e cuidado com os recursos naturais
Projeto de Educação Ambiental
Marc/2013 à Dez/2013
Professores de Ciências(Henrique, Iara e João),  Geografia(Rosaura e Mauricélia) e  História (Degmar e Andreia)

Cuidado, respeito e valorização do meio ambiente e aos espaços voltados para patrimônio natural e cultural.

Conhecer e identificar: etapas da história evolutiva da terra; modelo de uma Vila Colonial goiano, organização de uma aldeia indígena e quilombola.
Conhecer e identificar em 100% as várias etapas da origem da Terra e a ocupação do Cerrado.

Visita ao Espaço Memorial do Cerrado com alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos.

Mar/13 e Abril/2013
Professores  Ciências(Henrique, iara e João),  Geografia(Rosaura e Mauricélia) e  História (Degmar e Andreia)
Fazer relatório da visita ao Memorial do Cerrado observando o conhecimento da origem do planeta Terra à várias ocupações  do Cerrado pelos indígenas, portugueses e  africanos e a fauna e flora mundial e brasileira.

Estimular e desenvolver leitura.
Melhorar a fluência e a entonação  da voz no momento de se expressar oralmente.

Estimular e desenvolver o hábito de ler em 20% em

Realizar empréstimo de livros  didáticos para a realização de trabalhos e livros literários para  incentivo a leitura .
Marc/2013 à Dez/2013
Dinamizador de Biblioteca Edna, Elenice e Nara
Compreensão da leitura e escrita.
Habilidade para se expressar verbalmente.

Tornar os alunos escritores, poetas, músicos, contistas, cronistas etc.
 Estimular a produção autonôma

Aumentar a produção escrita em 40% sobre diversos gêneros textuais., levando-se em conta a leitura e as produções escritas.

Realizar atividades de produções de textos , considerando a diversidade de gêneros textuais. Levar vários exemplos para a sala de aula. Ler e analisar com os alunos os gêneros  adequados para cada ano(6º, 7º, 8º e 9º)
Mensalmente
Professores de Língua Portuguesa(Deylla, Hilda, Antônio, Janete, Paula Calaço e Raquel)

Produzir  textos escritos sobre diversos gêneros textuais., levando-se em conta a leitura e as produções escritas.

Compreender a formação do sistema solar, suas principais características, astros etc
Possibilitar em 50%  ao aluno melhor conhecimento do sistema solar.

Visita ao Planetário(6º e 7º)

2º semestre
Professores de  Geografia(Mauricélia) e Ciências (Henrique)
Observar o conhecimento do sistema solar, por meio de animação e vídeo.

Analisar como ocorre o tratamento  da água em Goiânia. 
Preservar os mananciais hídricos de Goiás.




Preservação e conscientização dos recursos hídricos em 50%.

Visita a ETA (Estação de tratamento de Água)

JUNHO
Professores de Geografia(Mauricélia) e Ciências (Henrique)

Melhorar a conscientização sobre o uso racional da Água
Possibilitar maior compreensão e assimilação dos conteúdos estudados em sala de aula.
Reforço de 60% dos conteúdos estudados em sala através de atividades práticas.
Criação do dia da oficina prática de:  Biologia(Ciências), Matemática, Língua Portuguesa, Geo-história, Física e Química, Arte, Jogos etc.
Marc/2013 à Dez/2013
Todos os professores, equipe pedagógica, estagiários do PIBID e das licenciaturas/UFG
Maior envolvimento dos alunos nas atividades escolares.
Preparar os alunos para a realização de provas de múltipla escolha e ao mesmo tempo revisar e reforçar conteúdos trabalhados ao longo do bimestre.
Preparar 100% dos alunos para provas de múltipla escolha.
Realizar semestralmente um Simulado de todas as disciplinas a fim de preparar os alunos para a realização de provas de múltipla escolha com conteúdos trabalhados ao longo do bimestre
UMA VEZ POR SEMESTRE
Direção, Equipe Pedagógica, Docentes e Conselho Escolar

Diversificação dos instrumentos avaliativos e  preparação do aluno para provas de múltipla escolha.

Diminuir o índice de reprovação nas disciplinas da Área de Exatas
Trabalhar conteúdos básicos para aumentar em 20% a proficiencia nessas disciplinas críticas
Resolução de listas de exercícios, experimentos, com materiais utilizado no cotidiano.
Bimestralmente

Professores Darlan, Elgia, Míriam, Natan.

Correções de exercícios e relatórios de experimentos.

IDEB/PROVA BRASIL/ ENEM/SAEGO/ DIAGNÓSTICA
Mostrar a forma que os conteúdos são cobrados nas avaliações externas.
Aumentar em 25% o desempenho do alunos nas avaliações extra escolar
Realizar em sala atividades de um banco de atividades  que envolvem questões de vestibular,  PROVA BRASIL, ENEM, SAEGO,  DIAGNÓSTICA  para que os alunos percebam como os conteúdos vistos são cobrados.








Mensalmente



Equipe pedagógica e Equipe docente.


Através das correções das atividades e o desempenho dos alunos









Desmotivação e Violência
Refletir e dialogar sobre as impressões que os alunos tem sobre esses temas  tão presentes no cotidiano escolar. Conscientizar a todos os alunos sobre a necessidade de respeitar  o  semelhante.
Diminuir em 30% os registros  de conflitos entre docentes e demais envolvidos dentro do contexto escolar.

Ciclo de palestras com enfermeiros,Ministério Publico,Batalhão Escolar, Juizado de menores e polícia civil(escola sem drogas) para orientar pais e alunos sobre:
1- Drogas
2- Doenças sexualmente transmissíveis(DSTs),
3-Adolescência,
4-Orientação sexual 






Mensalmente
Direção, Equipe pedagógica Psicóloga do Mais Educação
Assegurar  a reflexão de temas que interferem no convívio e nas relações interpessoais dos educandos.

Refletir e dialogar obre a importância da família, os estudos, a violência, drogas e as relações amistosas.
Aumentar em 30% a participação da família na vida escolar dos filhos.
Realizar mensalmente uma  palestra esclarecedora para os pais com os seguintes temas:
1- O papel da família no desenvolvimento social e cognitivo da criança e do adolescente.
2- Como enfrentar os problemas de violência e drogas que assolam nossa sociedade.
3- A importância das relações amistosas no seio familiar.
Mensalmente
Direção
Psicológa do Mais Educação

Comunidade escolar mais esclarecida sobre a importância da escola nas transformações sociais, e sobre a necessidade do rígido acompanhamento a crianças e adolescentes em suas rotinas sociais e escolares.












Evasão e abandono








Conhecer  e apreciar a cultura regional

Valorização em 40% da cultura regional.
Convidar artistas goianos(Pádua, Maria Eugênia, Marcelo Barra, Milton Pinto e Tom Carvalho etc) para se apresentar na Unidade Escolar
Marc/2013 à Nov/2013
Direção e Conselho escolar.
Será observado o envolvimento dos alunos nas apresentações dos artistas goianos (Pádua, Maria Eugênia, Marcelo Barra, Milton Pinto e Tom Carvalho etc)



Aumentar a motivação dos alunos e manter a disciplina
Aumentar em 20%  a permanência do aluno até o final da última aula.
Aplicar atividades avaliativas no último horário
Mensalmente
Todos
Notas no bimestre e avaliação
Impedir o uso do celular dentro de sala de aula
Diminuir em 30% o uso do celular em sala.
 Aplicar  advertência direto na sala de aula pelo professor.
Diariamente
Todos
Verificar o número de advertências no bimestre
Qualificar as equipes esportivas do colégio
Aumentar em 30% a qualificação
Projetos: “ um futsal para o futuro, o basquetebol, vôlei e cidadania no espaço escolar
Semanalmente
Equipe pedagógica e professores de Educação Física – Vitor e Tânia
A participação o envolvimento e a desenvoltura durante as prática esportiva.
Utilizar jogos alternativos  (pebolim) em situações de lazer e convívio social
Reduzir em 20% a evasão no turno noturno
Criar situações ludo – motoras, no espaço escolar, para que haja convívio social a partir do jogo.
Bimestralmente
Professor de Ed. Física
Socialização dos educandos  e observação da planilha de evasão/abandono.
Desenvolver e aprimorar ao longo do ano letivo as habilidades artísticas.
Desenvolver e aprimorar em 100% ao longo do ano letivo as habilidades artísticas.

Show de talentos
2 ºsemestre
Equipe pedagógica e professores de Arte, Musica e Teatro
Apresentação  dos alunos e observação do desenvolvimento  da oralidade e das habilidades  artísticas.

Indisciplina
Melhorar o comportamento dos alunos
Diminuir em 10%  a indisciplina na sala de aula.
Projeto: valores (textos, discussões e depoimentos)
Mensalmente
Professora de Arte(Nívea)
Questionário avaliativo
Tornar o ambiente escolar mais harmônico.
Melhorar a disciplina, diminuir em 25% os  casos de bullying
Atividades esportivas.
Grupos de teatro, dança, dama, xadrezleitura de textos sobre violência, tolerância.
Semestral
Professores de Educação Física: Vítor e Tânia.
Envolvimento com as atividades escolares de caráter coletivo.
Conhecer e reafirmar as normas da escola
Diminuir a indisciplina nas dependências da escola
Em 20%
Projeto: a imagem que informa com trabalho de concientização em grupo e individual  dos alunos
Bimestral
Coordenação, direção e professores
Relatório a partir da observação dos alunos no espaço escolar
Levar os alunos a realização dos jogos Intercolegial do Estado de Goiás.
Aumentar em 50% o espírito esportivo como participante
Jogos Intercolegial                   
Junho à Agosto
Equipe pedagógica e professores de Educação Física – Vitor e Tânia
A participação o envolvimento e a desenvoltura durante aos jogos.



Direcionar o recreio e acalmar os alunos durante o recreio.
Direcionar em 60% o recreio, possibilitando o descanso harmônico dos alunos e melhorar as relações interpessoais.
Organizar um “Recreio Dirigido” com atividades diversificadas (músicas, concurso de dança, jogos etc)  para evitar que os alunos corram e se envolva em conflitos.
2 veses por semana
Oficineiros do Mais Educação
Diminuir as brigas e/ou conflitos que porventura surgirem durante o recreio pela ociosidade dos alunos.

Aumentar a motivação dos alunos e manter a disciplina
Aumentar em 20%  a permanência do aluno até o final da última aula.
Aplicar atividades avaliativas no último horário.
Marc/2013 à Dez/2013
Todos os professores
Notas no bimestre e avaliação.
Inibir o uso do celular dentro de sala de aula
Diminuir em 30% o uso do celular em sala.
 Aplicar  advertência direto na sala de aula pelo professor e recolher o aparelho.
Diariamente
Todos os professores
Verificar o número de advertências no bimestre.
Organizar o ambiente escolar e combater a indisciplina.
Selecionar atividades “curingas” ou criar um banco de atividades  para evitar que os alunos fiquem ociosos dentro de sala de aula.
Diminuir em 50% os casos de indisciplina e conversas paralelas em sala de aula que atrapalha a aprendizagem.
Reduzir em 50% os casos de indisciplina e ociosidade em sala de aula.
Organizar  o mapeamento dos alunos nas turmas do Ensino Fundamental (6º ao 9º)
Selecionar  atividades “curingas” ou um banco de atividades: caça-palavras,  caça-palavras ortográfico, diagramas, cruzadinhas ortográficas, textos informativos(cuidados com o corpo, dietas, alimentos saudáveis, sedentarismo etc) enigmas, fábulas, adivinhações, desafios, piadas(Revista Seleções), livros literários, leitura de artigos das revistas: Ciência Hoje, Carta Capital etc, para evitar que os alunos fiquem ociosos dentro de sala de aula.
Abril/2013 à Dez/2013
Professores e Equipe pedagógica do turno vespertino
Observar se houve melhora na disciplina da escola principalmente nos períodos de trocas de salas.