TOSCO EM AÇÃO
O
projeto surgiu do livro “Tosco”, de Gilberto Mattje, publicado pela Editora
Alvorada. O livro conta a história de um adolescente que, em virtude de
uma família desestruturada, torna-se agressivo e busca nas drogas e na
violência uma forma de extravasar suas emoções. E ao sofrer as consequências de
suas ações, percebe sua condição e, com a ajuda de um professor, começa a
entender a razão de suas atitudes, o “boicote” que estava fazendo de si próprio
e procura meios para tornar-se uma pessoa melhor empreendendo um grande esforço
para dar um sentido à sua vida.
A
adoção desta obra tem como objetivo
combater o bullying e a violência nas escolas e em seu entorno identificando
seus impactos, alcances e limites para lidar com a violência no contexto
escolar.
Desde
o dia cinco de agosto os alunos e professores do Colégio Estadual Waldemar
Mundim foram surpreendidos com murais
chamativos sobre o livro “Tosco”. Os murais foram criados com o intuito de
aguçar a curiosidade dos alunos e professores
para a leitura do livro, que descreve a trajetória escolar de um jovem
comum, no qual muitos alunos se identificam.
A
leitura do livro desencadeará com o projeto denominado “Tosco em ação”, que
será dividido em três fases:
Ä 1ª
fase – Projeto pré Tosco – atividades
preparatórias para a entrega do livro aos alunos, preenchimento de enquetes
realizadas por docentes e discentes por meio do site www.redetosco.com.br/pesquisas, que será utilizada para ampliar a
compreensão do contexto de violência presente na escola e em seus arredores,
servindo como um “raixo-x” e construindo indicadores que possam subsidiar novas
formas de intervenção sobre essa problemática. Em seguida foi feito alguns
murais chamativos, trouxemos um palestrante para falar de motivação, drogas,
bullying, adolescência e encerramos as atividades pré toscas com uma
apresentação teatral envolvendo essas temáticas.
Ä 2ª
fase – Entrega do livro com a
culminância do “Projeto Tosco em ação” e desenvolvimento de ações e oficinas,
no qual todos os professores realizarão atividades diversificadas com os alunos
ao longo do 3º bimestre.
Ä 3ª
fase – Projeto pós Tosco – que tem a
função de avaliar o aproveitamento do projeto “Tosco em Ação” , no intuito de
identificar seus impactos, alcances e limites para lidar com a violência no
contexto escolar. Nesta etapa discentes e docentes poderão relatar como foram
suas experiências após a leitura do livro Tosco e execução do Projeto “Tosco em
ação” e poderão também fornecer testemunhos de possíveis casos de sucesso em suas
escolas, bem como nos fornecer sugestões sobre o que vivenciaram.
